Jovem Guarda
Escrito por Paulo Renato Arantes   
Sex, 22 de Janeiro de 2010 14:36

Jovem GuardaJovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. Surgiu com um programa televisivo brasileiro exibido pela Rede Record, a partir de 1965. Ao contrário de muitos movimentos que surgiram na mesma época, a Jovem Guarda nao possuía cunho político.

Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, Celly Campello. Com isso, faziam uma variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê"(expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado no Brasil de "Os Reis do Iê-Iê-Iê"), com letras românticas e descontraídas, voltada para o público jovem. A maioria de seus participantes teve como inspiração o rock da década de 60, comandado por bandas como Beatles e Rolling Stones.


A expressão Jovem Guarda começou a ser usada com a estréia do programa de auditório que tinha esse nome, na TV Record, em 1965. Foi tirada de um discurso de Marx, onde dizia "O futuro está nas mãos da Jovem Guarda". Foi comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa que apresentavam ao público os principais artistas ligados ao movimento. O programa tornou-se popular e impulsionou o lançamento de roupas e acessórios. O movimento foi impulsionado pelo público jovem, porém agradou pessoas de todas as idades.

Surgiram vários outros programas no mesmo estilo, assim como vários artistas(hoje esquecidos, em sua grande maioria, pela mídia) obscuros, que incluíam a Psicodelia e o Rock'N'Roll no Iê-Iê-Iê. Muitos consideram o fim do movimento juntamente com o fim do programa, em 1968, mas podemos dizer que se estendeu até meados de 1970.

Entre os artistas do movimento destacaram-se Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Bobby di Carlo, Sérgio Murilo, Sérgio Reis, Trio Esperança, Ed Wilson e as bandas Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers. Entre os principais sucessos estão "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota Papo-Firme"; "Biquíni de Bolinha Amarelinha"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda". A partir dos anos de 1990, regravações da Jovem Guarda feitas por outros grupos fizeram sucesso entre os adolescentes.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Blog Em 2Tempos

XIII Blue Cloud

INSCREVA-SE PARA O BLUE CLOUD 2015

Seja um colunista

Se você possui bons conhecimento sobre DKW, faz muitas viagens com seu DKW e gosta de escrever, seja um colunista do DKW.COM.BR.

Objetivos do DKW.COM.BR
A proposta do DKW.COM.BR – através dos artigos de seus colunistas – é promover a DKW-VEMAG. A união entre os proprietários de DKW e mostrar a todos que esse bravo carrinho continua cortando o País inteiro. Leia mais...

De Itaperuna à Brasília de Vemaguet

Em 1995, vivia numa cidade do interior do Rio de Janeiro, chamada Itaperuna.... Lá encontrei a branquela, uma Vemaguet Rio, logicamente 1965, linda toda original, porem com as marcas do tempo nem tanto pelo uso, mas pelo desuso... mas o que me chamava atenção e a falta de gatilho... já que a ausência de peças torna o ser humano criativo e as vezes passa do limite tolerável..... Leia mais...

Grupos

Grupo DKW.COM.BR
Participe do Grupo DKW.COM.BR
E-mail:
Visitar este grupo

Cinema

007O meu nome é Bond... James Bond
Outubro de 1962 é a data do início da produção da série de filmes mais famosa de sempre: 007 - James Bond, licensa para matar. Aspectos deste primeiro filme ficaram imunes ao longo do tempo tal como a bebida favorita, uma das mais requintadas, vodka-martini, mexido mas não batido; o gosto do agente por obras de arte e a mais famosa frase de apresentação: Bond... James Bond. Veja mais...

Brasil

Candango na PonteDia 9 de Novembro de 1968 marcou o início simbólico das obras da ponte rio - niterói ( 13,29 km ), cujo nome oficial é ponte Presidente Costa e Silva. 
A sua inauguração foi em 4 de março de 1974, e o primeiro carro a atravessar a ponte , foi o DKW Candango, com o então Ministro dos Tansportes Mário Andreazza e demais autoridades. 
O DKW Candango teve presença constante durante a construção da ponte , pois foi utilizado pelo Ministro, para inspecionar as obras.
Após a inauguração o DKW, não foi mais utilizado, e hoje está exposto no Museu da Ponte , próximo a Praça do Pedágio. Leia mais


Música

The BeatlesOs Beatles comandam a invasão britânica, ou British Invasion, no rock, seguidos por The Rolling Stones, The Who, The Animals e vários outros.
Surge a música de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros, já nos primeiros anos da década.
O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década à rebeldia política.
No início da década o rock recebeu no Brasil o nome de iê-iê-iê.  Leia mais

Televisão

TVComeçam as transmissões de TV em cores no mundo.
A TV brasileira começa a utilizar a tecnologia do vídeo-tape, que permitiu a edição de programas televisivos, reduzindo o risco de erros, comuns nas exibições ao vivo.
Inaugurada a Rede Globo, no Brasil.
A televisão passa a se tornar meio de comunicação em massa.
1967-1968 tornam-se os anos do auge dos festivais da canção, no Brasil, que eram uma forma alternativa de expressão político-ideológica da juventude, diante da repressão da ditadura militar.
A TV Record lança o programa musical, "Jovem Guarda" (1965-1968), apresentado por Roberto Carlos, com Erasmo Carlos e Wanderléia.
Veja mais...